Confira 6 dicas para divulgar seu canal nas redes sociais e conquistar o público certo, atraindo novos seguidores e garantindo o engajamento da sua audiência, com ações essenciais para ganhar relevância na internet

6 Dicas para divulgar seu canal nas redes sociais

6 Dicas para divulgar seu canal nas redes sociais

Ter um canal de sucesso nas redes sociais demanda uma série de ações que auxiliam tanto na conquista de novos seguidores como no engajamento da sua audiência, como a produção de bons conteúdos, frequência das postagens, abordagens dos vídeos, dentre outros pontos importantes.

Mas tão importante quanto entregar qualidade no que você produz é a estratégia de divulgação do seu canal, principalmente nas redes sociais. Afinal, essa é a forma mais eficiente de apresentar o seu trabalho para o público, trazer mais seguidores e interessados, além de ganhar relevância no ambiente online.

6 dicas que te ajudarão a divulgar o seu canal nas redes sociais

Antes de qualquer coisa, vale dizer que é fundamental que você conheça o seu público-alvo em diversos aspectos. Para isso, considere definir uma ou mais personas – cliente ou seguidor ideal - a partir do levantamento de certas informações, desde idade, profissão, redes sociais que mais utilizam até hábitos de consumo, estilo de vida, dentre outros quesitos.

Com essa base, é possível criar uma estratégia de divulgação que se comunique diretamente com a sua persona e gere mais engajamento no seu canal.

Quando se decide utilizar as mídias sociais, tenha em mente que você precisa ter um perfil ao menos nas principais redes, como o Facebook, Instagram, Twitter e, dependendo do seu ramo, o LinkedIn. Então, toda vez que postar algum conteúdo novo, as redes sociais serão o seu principal meio de divulgação.

Vale ressaltar a importância de compartilhar essas postagens também no seu perfil pessoal. Assim, os seus contatos ou seguidores poderão começar a interagir com a página e, por sua vez, também compartilhar com a sua rede de relacionamentos.

Nesse contexto, teste diferentes formatos de postagens, sempre se atentando à máxima de que cada rede social exige um tipo de abordagem, e esse é mais um motivo para que você evite replicar a mesma mensagem em todos os meios. Personalize o conteúdo em cada rede e mostre ao seu seguidor que vale à pena acompanhar as suas páginas em todos os canais possíveis.

Ainda nesse quesito, considere investir em teasers, termo proveniente de tease, que significa provocar em inglês, remetendo ao efeito de "isca" para o seu público. Essa técnica consiste em dar uma prévia do seu conteúdo, que pode ser por meio de um vídeo simples e curto, mas que mostre o suficiente para instigar o seu público e levá-lo para ver mais no seu canal.

Ademais, você ainda pode tentar fechar parcerias de divulgação com influenciadores, profissionais da área ou empresas que tenham forte presença digital, com a finalidade de estender ainda mais o seu alcance de público. Parcerias sólidas podem ser um excelente catalisador para alavancar os números do seu canal, bastando às vezes a indicação de um único influenciador para que isso aconteça.

E, por fim, uma dica que pode fazer toda a diferença é participar dos fóruns de discussão nas redes sociais, bastante comuns no Facebook, por exemplo. Existem grupos que discutem ou conversam sobre os mais variados temas e com certeza existem opções para a sua área.

Porém, tome o cuidado para não se tornar aquele perfil que só está no fórum para divulgar o seu conteúdo. Contribua com respostas que passem informação de interesse ou complemente as respostas de outras pessoas de forma relevante.

Assim, você tem maiores chances de se envolver com o público e encontrar oportunidades de divulgar o seu link sem parecer inconveniente. Outra vantagem dessa tática é que o seu link fica exposto para os outros membros da comunidade, que podem acessar a qualquer momento.

Gostou das dicas? Confira outros conteúdos imperdíveis no nosso blog e saiba como explorar o potencial do seu canal ou site de vídeo.

Compartilhe:

Outras postagens: